domingo, 8 de maio de 2016

Ucrânia: Evangelho pregado em teatro

A Ucrânia é um país situado no Leste Europeu onde o cristianismo ortodoxo é
muito difundido entre a população. Por causa disso, enquanto aqui no Brasil comemoramos a Páscoa no fim de março deste ano, somente no último domingo (1) a ressurreição de Cristo foi celebrada por grande parte dos ucranianos, pois os ortodoxos seguem outro calendário, o juliano, diferentemente do gregoriano.

E mesmo no contexto ortodoxo da Ucrânia, as oportunidades surgem para que a mensagem do Evangelho de Cristo seja pregada. Foi o que aconteceu com a igreja liderada por nossos missionários Lyubomyr e Natasha Matveyev em Kiev, capital do país.

“Assim, na véspera da Páscoa, a administração de uma casa de cultura de Kiev convidou nossa igreja a realizar uma programação temática para pessoas com deficiência visual ou que enxergam bem pouco. E nós aceitamos o desafio”, conta Lyubomyr, que é ucraniano.

O missionário conta que todos começaram a orar, preparar a programação, presentes e a mensagem temática. E no dia e hora marcados, havia 150 pessoas.

“As pessoas não viam nada, mas prestaram atenção e ouviram tudo com muita satisfação, demonstrando gratidão”, diz Lyubomyr. “Sentimos sua fome espiritual, o vazio dentro de cada e nos lembramos da Palavra do nosso Senhor, que eles são como ovelhas que não têm pastor”, completa.

Lyubomyr diz que havia poucos jovens e que a maioria do público era formada por idosos. A sala da casa de cultura é quase centenária e ainda tinha resquícios dos tempos do comunismo – a Ucrânia foi uma das repúblicas que formavam a extinta União Soviética.

“Mas naquele dia, as pessoas tinham ouvido a leitura da Palavra de Deus, louvores, cânticos e pregação da Palavra sobre o Cristo ressurreto”, ressalta. “Os tempos mudam, mas a Palavra e a vontade de Deus permanecem para sempre. E somente a Palavra, o Senhor e a cruz têm o poder de encher o vazio da alma humana”, completa.

Lyubomyr acrescenta que ainda há muito por fazer na Ucrânia, “que pode ser mudada para o melhor somente com os valores que nunca mudam, que não têm data de vencimento”.

“E o povo eslavo tem aqui o costume de cumprimentar um ao outro dizendo ‘Cristo ressuscitou’ e respondendo ‘Na verdade, ressuscitou’. Que essas palavras de saudação possam ser mais do que simples palavras. Ore para que as pessoas possam entender que essa tem sido a verdade que jamais mudará”, conclui.

por Willy Rangel

Fonte: Junta de Missões Mundiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário