domingo, 8 de maio de 2016

Onde está Deus no incêndio canadense? Como não falar sobre Deus e sofrimento

A escala é tão grande e o nível de dano é difícil de definir. Há relatos de que bairros inteiros foram aniquilados. Quase 90.000 pessoas foram evacuadas.


Reuters Um Mountie examina o dano em uma rua em Fort McMurray, Alberta, Canadá

Cremos em um Deus benevolente, que criou o mundo e todas as pessoas nele. Este Deus amou o mundo o suficiente para enviar o seu único Filho para morrer por sua causa.Quando os desastres naturais acontecem, matando ou causando sofrimento para um número incontável destes indivíduos que Deus diz amar, o caráter e / ou existência de Deus é, naturalmente, posta em questão.

Quando confrontados com catástrofes naturais, amigos perguntando sobre a questão da bondade de Deus, como - como cristãos - podemos responder? grandes nomes da teologia em séculos, sentaram-se com esta questão e ainda hoje não temos  uma resposta satisfatória.

Assim, em vez de lhe dizer o que fazer, aqui estão algumas dicas sobre o que evitar quando confrontados com a realidade do sofrimento humano de um desastre natural.


1. Não fique na defensiva

Quando alguém lhe pergunta sobre o sofrimento - em relação ao desastre natural ou, mais geralmente - que raramente vai ser a partir de uma questão objetiva.  As pessoas tendem a perguntar sobre o sofrimento quando estão sofrendo ou quanto são afetados pelo sofrimento do outros. No caso do incêndio do Canadá, embora nenhuma vida tenha se perdido, quase 100.000 pessoas foram desalojadas, sem saber se têm uma casa para voltar. Há uma face humana ao sofrimento - não eclipsar-lo com argumentos teológicos.

Quando Jesus encontrou Maria e Marta - irmãs de Lázaro, em seguida, e quatro dias morto - ele não as recebeu com uma exposição teológica justificando a morte de seu irmão. Não, "Jesus chorou" (João 11:35).


Enquanto houver espaço para reconhecer e explorar a apologética em torno da bondade de Deus, na face do sofrimento, na sequência de um evento não é apropriado.

Somos chamados a confortar o sofrimento e mostrar compaixão, não para ficar na defensiva e hostil com aqueles que questionam o nosso Deus em sua dor.

Reuters
Um incêndio florestal no Canadá forçou quase 90.000 pessoas a evacuar suas casas

2. Não reivindicar o julgamento de Deus

Há uma escola de pensamento no cristianismo que define desastres naturais com o julgamento de Deus.

Não se junte a ele.

Enquanto não há precedente bíblico para as catástrofes naturais resultantes do julgamento de Deus, isso não significa e não nos dá a liberdade para começar sentando no banco do julgamento e alegar culpa. Especialmente quando, se estamos a falar de um sistema de justiça em que os culpados são punidos, as coisas não se somam. Pelo contrário, é o inocente que suporta o peso da punição frequentemente. Certamente isso cria uma imagem de um Deus que é indiscriminada.

Ele também é um Deus de inconsistência. Se fizermos uma ligação entre desastres naturais e maldade humana, ficamos com uma imagem muddling. É difícil de acreditar que Deus escolheu para punir Nova Orleans por ter um evento do orgulho gay (como pregador John Hagee sugere) ou que no Haiti foi enviado um terremoto como penitência por um suposto pacto com o diabo (tal como reivindicado pelo evangelista Pat Robertson) e Hitler teve scot livre.

Em vez de especular sobre a potencial ira de Deus, vamos olhar - mais uma vez - a Jesus.

Em Lucas 13: 1-5, Jesus diz a seus seguidores sobre duas tragédias: um massacre de galileus por Pilatos, e o outro uma torre que entrou em colapso onde morreram 18 pessoas. Seu ponto não era que eles foram alvo por causa de pecado particular, ao contrário, ele chamou a atenção para a natureza caída de cada ser humano e a esperança de arrependimento.

Somos todos pecadores necessitados de um salvador - no paradigma acima, nós todos estaríamos merecendo um terremoto -, mas Jesus veio para que pudéssemos ser livres do pecado. Ele sofreu a ira de Deus, para que pudéssemos ser livres dele.

3. Não se esqueça de Jesus

É fácil, quando nos confrontamos com terrível sofrimento humano, esquecer o caráter do Deus que adoramos. É fácil se concentrar sobre a tragédia e permitir que a ditar o que pensamos sobre Deus, imaginando que ele seja um distante mercenário que existe para além da nossa dor, insensivelmente indiferente ao sofrimento.

Este não é o Deus que adoramos.

Foi Martin Luther que disse: "Quando você olhar ao redor e se perguntar se Deus se importa, você sempre deve se apressar para a cruz e deve vê-lo lá."

Quando confrontado com a questão de onde Deus está em desastres naturais, a verdade é que Ele está ali, sofrendo ao lado daqueles que sofrem. O Deus cristão não é uma ideia abstracta, poder distante ou realidade objetiva, ao contrário, ele é uma pessoa que experimentou a vida nesta terra, que conhece a dor e estava disposto a sofrer a si mesmo, a fim de nos libertar.

É fácil tornar-se focado sobre a tragédia e perder a confiança em Deus, mas a verdade é que Ele está com aqueles que sofreram como alguém que sofreu.
Não é doutrina ou julgamento que Deus tem para oferecer em meio ao sofrimento deste mundo, mas seu filho Jesus, que morreu na cruz por causa de todos os que sofrem.
Fonte: www.christiantoday.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário