quinta-feira, 12 de maio de 2016

Prevenção ao suicídio

Evitar que pessoas desesperadas resolvam seus problemas de forma extrema, tirando a própria vida, é a missão de nossos missionários no Uruguai, um dos países campeões no triste ranking de suicídio. No último mês, a missionária Clélia Duarte participou de uma atividade especial em uma cidade a 180 quilômetros de Montevidéu, sobre prevenção ao suicídio, organizada pela Associação Cristã Uruguaia de Profissionais de Saúde.

A Prefeitura de Durazno sediou uma série de conferências sobre depressão e suicídio com o tema “Estender as mãos e salvar vidas”.

“Tivemos a oportunidade de ser entrevistados por canais de televisão, 
emissoras de rádio e também pela imprensa escrita”, conta Clélia. “Foram seis entrevistas nas quais divulgamos a necessidade de desmistificar depressão e suicídio, porém deixando uma mensagem de esperança, especialmente para a cidade de Durazno”, destaca a missionária.

A conferência foi de alto nível, com presença de pessoas influentes em várias áreas, como professores, enfermeiros, policiais e psicólogos, todos “buscando ferramentas para saber atuar na prevenção ao suicídio junto a seus grupos de trabalho, como também os sobreviventes e os ‘superviventes’, termo usado para familiares e amigos achegados próximos às vítimas de suicídio”, explica Clélia.

Ao fim de uma das palestras, duas psicólogas conversaram com a missionária e compartilharam a dor de terem perdido uma colega de trabalho que se suicidara.
“Era possível sentir o peso que carregavam pela impotência frente a esse episódio que as marcou. Tive a oportunidade de escutá-las, orientar e ministrar sobre suas vidas”, relata Clélia.

Logo no dia seguinte, Daniel e Clélia foram a uma igreja uruguaia falar a pastores e líderes de diversas denominações.

“A inquietude do tema ‘suicídio’ era tanta que dedicamos toda a manhã somente para esse assunto, que foi enriquecido pela contribuição médica do Dr. Jorge Patpatián. Terminamos a atividade com um tempo de oração e clamor pela cidade, especialmente pelos jovens e adolescentes, que são a maioria das vítimas de suicídio”, conta Clélia.

Segundo a missionária, o evento em Durazno foi tão impactante para todos, que já está agendado outro para uma cidade vizinha, Sarandí del Yí.

“Quero destacar que ter sido convidada para participar da equipe da Associação Cristã Uruguaia de Profissionais de Saúde está sendo uma excelente oportunidade para unir esforços na expansão do projeto de prevenção ao suicídio, que tem o objetivo de levar esperança ao povo uruguaio”, conclui.

por Willy Rangel


Fonte: Junta de Missões Mundiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário