terça-feira, 3 de maio de 2016

Os EUA são uma nação cristã? Um líder evangélico diz que depende do que você quer dizer.

Por muitos anos, tem havido um tipo de debate, cabo-de-guerra, sobre esta pergunta aparentemente simples: "Será que a América é uma nação cristã?"



Embora a consulta pareça elementar, superficialmente, Russell Moore, presidente da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul, argumenta que a resposta é realmente muito mais matizada. Segundo ele, isso depende do que exatamente se quer dizer com a frase, "nação cristã".

"Se o que você quer dizer com isso é que uma nação na qual a maioria das pessoas professam ser cristãos, então, certamente, os Estados Unidos da América foi - e é - uma nação cristã, com base nessa definição sociológica de uma" nação cristã ' ", disse Moore.

Mas essa não é a resposta exata, de acordo com Moore. Em vez disso, quando as pessoas sugerem os EUA é uma "nação cristã", eles estão reivindicando Deus que estava "em aliança com os Estados Unidos" na sua fundação, quando Deus estabeleceu um "novo Israel" das sortes - a definição que Moore reivindicou está enraizada no " liberalismo teológico ".

"O que eles querem dizer é a ideia de que Deus estava em aliança com os Estados Unidos da América, a fim de abençoar os Estados Unidos da América como um povo especial, como um novo Israel, como um grupo de povo da aliança sob o cristianismo", disse ele. "E a resposta para isso é, claramente, 'Não.'"

Em vez disso, Moore disse que os fundadores estavam "profundamente inspirado" pelas idéias cristãs, nomeadamente a partir da Reforma Protestante. Mas eles também foram motivados por idéias que vieram do Iluminismo, acrescentou.

"Eles não encontraram o país como uma nação cristã, que é por isso que existe, por exemplo, nenhum teste religioso para os detentores de cargos e porque é que há uma separação entre as responsabilidades do Estado das responsabilidades da igreja ou das comunidades adorando nos Estados Unido?, "Moore sugeriu.

Quanto ao porquê de tantas pessoas têm "confusão" sobre as raízes cristãs da América, Moore disse que é porque os EUA é muitas vezes atribuído como um lugar "providencial" na história "que a Bíblia nunca atribui a ele."

"Isto mostra-se em pessoas que tomam, por exemplo, passagens do Antigo Testamento e aplicando as passagens diretamente para os Estados Unidos", disse ele."O mais comum deles seria de 2 Crônicas 7:14, [que diz] 'Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, se arrepender de seus pecados, e orar, e buscar a minha face, então eu vou ouvirei dos céus, e eu vou perdoar os seus pecados, e eu sararei a sua terra. "

Embora essa passagem seja muitas vezes referenciada em momentos de oração sobre os EUA, Moore insistiu Deus "não prometeu" nas Escrituras a um corpo político ou alguém "para além da mediação de Jesus Cristo." Em vez disso, as passagens foram "dadas à aliança do povo de Israel em relação com Deus ".

"Então, a ideia de que estamos vivendo em uma nação cristã, nesse sentido, é realmente uma forma de liberalismo teológico", disse Moore. "Ele assume a pessoa ou a nação pode ser um cristão para além da obra regeneradora do Espírito Santo, além do novo nascimento - o que é contrário ao evangelho que recebemos em Jesus Cristo."

Em vez disso, Moore disse que os cristãos devem dizer o seguinte: "Somos cristãos que vivem em uma nação entre muitas pessoas que professam ser cristãos - alguns dos quais são e alguns dos quais não são."

Os cristãos devem ser aqueles que oferecem um "testemunho evangélico fiel" nos Estados Unidos, Moore concluiu.

Fonte: www.theblaze.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário