quinta-feira, 2 de junho de 2016

Itália: um campo desafiador

Na Itália, o dia 2 de junho é conhecido como Festa della Repubblica (Dia da República), que lembra o referendo realizado depois da Segunda Guerra Mundial, após a queda do fascismo, que decidiria entre a república e a monarquia. Como o próprio nome do feriado diz, a república ganhou e foi proclamada no país em 1946.

A Itália tem 61 milhões de habitantes, dos quais apenas 1% são de alguma denominação evangélica. Mais de 80% dos italianos são católicos, porém comunidades muçulmanas e testemunhas de Jeová têm crescido. Entre a população, 1 em cada 3 italianos sofre de depressão.

Na Itália, existe um pastor para cada 380 mil habitantes, as igrejas possuem 45 membros e são realizados 2 batismos ao ano em média.

Um dos principais desafios missionários na Itália é a formação de líderes locais para a plantação de igreja a partir do trabalho deles. A capacitação dessa liderança também é um desafio, pois não há seminários para onde enviar vocacionados. Na igreja em Cesena, nosso missionário Fabiano Nicodemo começou uma escola de teologia buscando suprir essa necessidade.

A crise dos refugiados que toca a Europa também é sentida na Itália. De janeiro a maio deste ano, cerca de 2.500 pessoas morreram no Mar Mediterrâneo, muitas delas tentando fazer a travessia a partir da costa da Líbia, no Norte da África, até a ilha de Lampedusa, ao sul da Sicília. O governo da Itália e a União Europeia estão enfrentando enormes dificuldades para encontrar uma solução.

Missões Mundiais na Itália
A Itália, nação conhecida por suas atrações turísticas, culinária e por abrigar o Vaticano – sede da igreja católica –, é um campo aberto por Missões Mundiais em 1991 e um dos países da Europa com maior efetivo missionário.

Quem está há mais tempo em solo italiano é o casal Manoel e Raquel Florêncio. Eles chegaram em 1998 vindos da Albânia, que na época passava por forte instabilidade política, e foram atuar na cidade de Mântova. Desde então, já plantaram várias igrejas, a última na cidade de Reggio Emilia. No mesmo ano, também foram enviados os missionários Fabiano e Anne Nicodemo, casal que atua na cidade de Cesena e coordena várias frentes missionárias, entre elas Valconca, onde batismos aconteceram no domingo (29).

Em Roma, o casal Rodrigo e Elaine Zuliani atua com o Programa Esportivo Missionário (PEM) e o os missionários Fabio e Nathalia Pisa atuam na revitalização de uma igreja na capital italiana, inclusive com a celebração de batismos depois de muitos anos.

Com base na Igreja Batista Ágape, em Treviso, o casal João Caio e Astride Bottega também tem atuado na plantação de igrejas. A mais recenteorganização aconteceu em janeiro deste ano na cidade de Conegliano, norte da Itália.

Os missionários Luiz Cláudio e Denise Marteletto estão em Vigevano trabalhando na plantação de uma igreja na cidade, onde vivem 65 mil habitantes e não há nenhuma igreja evangélica. As atividades da missão começaram em fevereiro de 2015 e atualmente contam com 20 pessoas integradas e frequência média de 25 nos cultos celebrados aos domingos. A congregação caminha em seu processo de afirmação com o objetivo de se organizar em igreja muito em breve.

Segundo o Pr. Marteletto, um dos principais desafios é a implementação de estratégias que contribuam para esse objetivo.

“Um deles está sendo a plantação de pequenos grupos, e atualmente temos três”, conta. “Outro desafio é o crescimento dos novos convertidos, que precisam vencer o tradicionalismo religioso para viver a fé cristã”, acrescenta.

Neste 2 de junho, o dia da pátria italiana, dobre seus joelhos em favor daquela nação. Nossos missionários pedem que você interceda especificamente pela conversão genuína do povo italiano, pela libertação das tradições religiosas e compromisso verdadeiro com o Reino de Deus. Peça ao Senhor que abra os olhos dos italianos para a mensagem do Evangelho e ore pelos imigrantes que vivem na Itália, para que as boas novas possam chegar até eles.

por Willy Rangel


Fonte: Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário